Mato Grosso, Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024     
Novo Portal
Tem início em Cáceres 3ª Mostra do Despertar para a Ciência
O evento é uma parceria entre Escola Federal Agrotécnica e Unemat
Tem início em Cáceres 3ª Mostra do Despertar para a Ciência
20/10/2006 14:46:38
por Coordenadoria de Comunicação Social

Entre os dias 19 e 21 de outubro, acadêmicos dos Cursos de Agronomia, Matemática, Biologia e Ciências da Computação e, também, da Escola Federal Agrotécnica expõem trabalhos na 3ª Mostra do Despertar para a Ciências, possibilitado pela parceira entre as duas instituições. O evento teve abertura ontem à noite no Museu da Unemat em Cáceres.

A Mostra é um espaço para que acadêmicos e alunos apliquem os conhecimentos de sala de aula em experiências inovadoras, além de buscar despertar a criatividade e o gosto pelo fazer ciência. “A Unemat passou 28 anos desenvolvendo e construindo ciência. Este é o momento para mostrar aos jovens a alegria de ser pesquisador. Um incentivo para aqueles que sonham em trabalhar com ciência”, declarou na abertura do evento o Reitor da Unemat, Taisir Karim.

O coordenador do campus de Cáceres, Adriano Aparecido Silva lembrou da importância das parcerias firmadas pela Unemat para o crescimento da cidade. “O objetivo da Unemat é levar conhecimento científico e o desenvolvimento proporcionado por ele para a comunidade”.

O evento integra à programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O nome da Mostra: “Vôo no Pantanal” é uma homenagem ao brasileiro Santos Dumont e ao o centenário de seu primeiro vôo à bordo do 14-Bis, em Paris em 23 de outubro de 1906. “Assim como o genial Santos Dumont fez há cem anos, desejamos que os nossos alunos inovem e experimentem”, disse o Diretor da Escola Agrotécnica, Fernando Rodrigues Maciel.

Também compareceu à abertura, Inês Costa Marques, superintendente de educação superior da Secitec, representando a Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste Barbosa. Na ocasião, ela firmou que admira atuação da Unemat. “O conhecimento só faz sentido quando ultrapassa os muros da academia. A aventura de conhecer e experimentar é que possibilita ao estudante construir um conhecimento sólido”, declarou.

Após encerrar o dispositivo de autoridades, seguiu-se a mesa de debates: “O papel da Ciência e Tecnologia no Desenvolvimento Regional”. O tema foi discutido sob múltiplos enfoques, por profissionais de diversas áreas de atuação. São eles: Jonas de Miranda Pinto, do CEAF, Fábio Nolasco, professor de Agronomia, Adilson Domingos dos Reis, engenheiro civil de segurança do trabalho, Antônio Francisco Malheiros, diretor do Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas da Unemat (ICNT).

Danielle Tavares- Assecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 140154
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada